Notícias de saúde

Exame de sangue poderá detectar mais de 50 tipos de cânceres

15 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Um único exame de sangue poderá detectar mais de 50 tipos de cânceres. As descobertas vêm de um estudo chamado Pathfinder, que está sendo realizado em várias instituições médicas nos Estados Unidos para avaliar o exame de sangue Galleri, um dos vários exames que estão sendo desenvolvidos para fornecer uma triagem única para vários tipos de cânceres.

Os pesquisadores descobriram que de mais de 6.600 pessoas aparentemente saudáveis com 50 anos ou mais, o exame de sangue detectou um possível "sinal" de câncer em cerca de 1%. Quando esses indivíduos tiveram testes mais extensos, o câncer foi confirmado em 38%.

O teste Galleri pode rastrear mais de 50 tipos de tumores, incluindo muitos que atualmente não possuem nenhum teste de triagem de rotina, como câncer de pâncreas, fígado e ovário. Foram analisados 6.600 pacientes, sendo que aqueles que testaram positivo foram submetidos a mais testes, e 38% foram diagnosticados com algum tipo de câncer. De todos os pacientes com teste de sangue positivo, mais de 90% foram submetidos a mais de um exame de imagem, enquanto metade teve mais de um teste invasivo - embora muitos deles tenham sido realizados em pessoas que tiveram câncer.

Apesar de otimistas, os pesquisadores destacam a necessidade de cautela com esses exames, uma vez que um resultado falso-positivo pode levar a testes adicionais, possivelmente invasivos, para no final descobrir que não existe nenhum tumor, gerando o estresse, a ansiedade de todas as despesas do processo.

Fonte: Annals of Oncology (2022). DOI: 10.1016/annonc/annonc1061.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários