Notícias de saúde

Resistência à insulina dobra o risco de depressão

07 de outubro de 2021 (Bibliomed). A resistência à insulina pode aumentar a probabilidade de desenvolver depressão maior, mesmo que a pessoa não tenha desenvolvido diabetes total, relata um novo estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

De acordo com os resultados, pessoas inicialmente saudáveis ??que mais tarde desenvolveram pré-diabetes tinham 2,6 vezes mais probabilidade de contrair depressão grave durante um período de acompanhamento de nove anos.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 600 participantes em um estudo de longa duração na Holanda sobre depressão e ansiedade. As pessoas, com idade média de 41 anos, não tinham histórico de depressão ou ansiedade quando entraram no estudo.

Exames físicos regulares permitiram aos pesquisadores rastrear três medidas de resistência à insulina - níveis de açúcar no sangue em jejum, circunferência da cintura e sua proporção de triglicerídeos para o colesterol HDL "bom". Os participantes também foram submetidos a avaliações psicológicas regulares.

Conforme os participantes do estudo se tornaram mais resistentes à insulina ao longo do tempo, eles aumentaram significativamente o risco de depressão. Cada aumento de unidade na proporção de triglicerídeos para HDL foi relacionado a um aumento de 89% na taxa de depressão; cada aumento de 5cm na gordura abdominal foi associado a uma taxa 11% maior de depressão; e cada aumento de 18 miligramas por decilitro nos níveis de açúcar no sangue em jejum foi relacionado a uma taxa 37% maior de depressão.

O corpo humano depende da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas, para converter o açúcar do sangue em energia. Se os níveis de açúcar no sangue permanecerem altos, as células podem se tornar menos capazes de usar a insulina para converter o açúcar em energia. Isso é resistência à insulina. Por fim, o corpo atinge um ponto crítico em que a resistência à insulina é tão forte que perde a capacidade de baixar os níveis de açúcar no sangue sem o auxílio de medicamentos. É quando uma pessoa é diagnosticada com diabetes tipo 2.

Fonte: American Journal of Psychiatry. DOI: 10.1176/appi.ajp.2021.20101479.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários