Notícias de saúde

Arritmia Durante Exercícios Pode Indicar Ameaça de Enfarte

BOSTON (Reuters) - Um ritmo cardíaco irregular que ocorre durante a prática de exercícios indica um maior risco de morrer de enfarte nas décadas seguintes, afirmaram pesquisadores franceses na quinta-feira em um artigo no New England Journal of Medicine.

O estudo, com 6.101 homens aparentemente saudáveis, descobriu que 128 homens cujos corações frequentemente desenvolviam um padrão de batimento irregular durante um teste de esforço estavam 2,7 mais propensos a morrer de doenças cardíacas nos próximos 23 anos.

Os pesquisadores, liderados por Xavier Jouven, do Hospital Europeu Georges Pompidou, em Paris, concluíram que pacientes que desenvolvem o ritmo anormal, conhecido como despolarização ventricular prematura, "certamente devem ser avaliados e tratados" para fatores de risco de doenças cardíacas e aconselhados a parar de fumar.

O ritmo irregular só oferecia riscos quando se tornava comum durante os exercícios. Despolarizações que não eram frequentes não aumentaram o risco de morte, assim como despolarizações frequentes antes ou depois da prática de atividade física.

Em editorial acompanhando o estudo, Hugh Calkins, da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, disse que o risco maior é similar ao de pessoas que sentem dor no peito durante a prova de tensão.

Calkins acrescentou que ambos são "muito importantes para serem ignorados".

"Testes de diagnóstico adicionais, uma maior atenção para a modificação de fatores de risco para doenças cardiovasculares e um acompanhamento mais cuidadoso podem ser indicados para pacientes com essas arritmias", disse Calkins.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários