Notícias de saúde

Comer frutas traz benefícios para o cérebro

09 de março de 2012 (Bibliomed). Pesquisa publicada no ACS' Journal of Agricultural and Food Chemistry mostra que frutas vermelhas, como as blueberries, amoras e morangos, têm efeitos benéficos sobre o cérebro e podem ajudar a prevenir as perdas cognitivas decorrentes da idade, como a diminuição da memória.

De acordo com os cientistas, o aumento da expectativa de vida levanta questões sobre o bem estar e saúde física e mental, e sobre os custos que os tratamentos de saúde trazem, especialmente as doenças mentais, como o Mal de Alzheimer.

Os cientistas explicam que a pesquisa mostra que comer frutos vermelhos podem tornar o processo de envelhecimento do cérebro mais lento. As pesquisas realizadas sobre o tema até hoje mostram que os benefícios foram comprovados em estudos com animais, células e em humanos.

A revisão realizada concluiu que os frutos silvestres ajudam o cérebro a se manter saudável de várias maneiras. Os frutos vermelhos contêm altos teores de antioxidantes, compostos eu protegem as células dos danos causados pelos radicais nocivos à saúde.

Os pesquisadores dizem, também, que os frutos vermelhos mudam a forma como os neurônios se comunicam. Tais alterações podem ajudar na prevenção de inflamações no cérebro, que contribuem para o dano neuronal, e a melhorar o controle motor e a cognição. Os cientistas acreditam que estudos mais aprofundados sobre os compostos de cada fruta podem ajudar na elaboração de novos tratamentos.

Fonte: EurekAlert!, 7 de março de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários