Notícias de saúde

Dieta Saudável Faz Bem ao Organismo de Várias Maneiras

WASHINGTON (Reuters) - Uma dieta rica em frutas e vegetais e pobre em carne e açúcar pode não só ajudar a baixar a pressão sanguínea, como também pode reduzir os níveis de hemocisteína, um composto relacionado à doenças cardíacas, afirmaram pesquisadores na segunda-feira.

A dieta, conhecida como Avanços Alimentares para Deter a Hipertensão (DASH), inclui muitas frutas e vegetais. Somente produtos derivados do leite com pouca gordura são permitidos e carne e açúcar são eliminados da dieta. Há alguns anos, demonstrou-se que a dieta reduz significativamente a pressão sanguínea.

Alguns dos mesmos pesquisadores analisaram os efeitos da dieta sobre a hemocisteína, um aminoácido relacionado a doenças cardíacas que é produzido pelo metabolismo de proteínas.

"Nosso trabalho revela que a alteração da dieta pode trazer múltiplos benefícios, além de mudanças nos fatores de risco tradicionais como a pressão sanguínea e o colesterol", disse Lawrence Appel, coordenador do estudo na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore.

"Para alcançar estes benefícios, as pessoas devem aderir a uma dieta bem balanceada. Não basta comer somente uma fruta ou um legume de vez em quando enquanto se consome um dieta rica em gordura", acrescentou Appel, cujos estudos estão publicados no jornal da Associação Americana do Coração, Circulation.

Os pesquisadores, financiados pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI) dos Estados Unidos, introduziram a dieta DASH após comprovar que os vegetais apresentam um baixo risco de doenças cardíacas. Eles acreditavam que a maioria dos norte-americanos não iria aderir a uma dieta estritamente vegetariana e por isso permitiram a inclusão de pouca carne, aves e peixes.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários