Notícias de saúde

Dormir mal pode agravar quadros de inflamação

05 de março de 2012 (Bibliomed). Estudo da University of Rochester Medical Center, nos Estados Unidos, indica que adultos mais velhos que dormem mal têm a resposta do sistema imunológico alterada ao estresse, o que pode aumentar o risco de problemas de saúde mental de física.

Durante a realização do estudo, o estresse levou a aumentos significativamente maiores em um marcador de inflamação em pacientes que relatavam dormir poucas horas e com pouca qualidade de sono.

“Este estudo oferece mais evidencias de que um sono melhor, além de melhorar o bem-estar, ajuda na prevenção de problemas fisiológicos e psicológicos associados com inflamações”, diz Dr. Kathi Heffner, coordenador do estudo.

Segundo os pesquisadores, a associação entre sono e uma resposta inflamatória intensa ao estresse agudo não pode ser explicada por outros fatores ligados ao comprometimento imunológico, incluindo problemas como solidão e depressão.

O estudo envolveu 45 mulheres e 38 homens com idade média de 61 anos. Os participantes foram avaliados para o status cognitivo e completaram questionários no qual relataram a quantidade e qualidade de seu sono, além de informações como estresse percebido, solidão e uso de medicamentos.

Os voluntários foram submetidos a uma série de testes de memória verbal e de trabalho, além de uma bateria de perguntas que serviram como elemento de estresse. Amostras de sangue foram coletadas antes e depois dos testes para medir os níveis de interleucina-6 (IL-6), proteína que indica inflamação. Os resultados mostraram que aqueles que relataram pior sono tinham índices de IL-6 maiores, o que pode aumentar o risco de doença e morte em idosos.

O estudo foi publicado no American Journal of Psychiatry Geriátrica.

Fonte: University of Rochester Medical Center website, 1 de março de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários