Notícias de saúde

Homens sofrem mais com HPV oral

02 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). Pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio descobriram que a infecção oral pelo HPV (Papilomavírus Humano) é mais comum entre os homens do que as mulheres.
De acordo com a pesquisa, a discussão feita pelas autoridades de saúde sobre a infecção pelo HPV entre as mulheres é antiga, e excluía os homens. Contudo, pesquisas vem mostrando que os homens representam uma parcela significativa dois infectados.

A prevalência do HPV oral em homens poderia ser um dos motivos que explicariam o fato de os homens serem mais suscetíveis ao desenvolvimento dos cânceres de cabeça e pescoço, comumente associados ao vírus. Pacientes com HPV oral tipo 16 (HPV-16) têm até 14 chances de desenvolver algum desses dois tipos de câncer.

A correlação entre o HPV e o câncer oral é recente, foi estabelecida apenas em 2007, e, por isso, ainda não se sabe muito bem como detectar ou prevenir esses tipos de câncer.

A pesquisa de Ohio mostrou que 7% da população entre 14 e 69 anos de idade possuem o HPV oral, sendo que o vírus é três vezes mais comum entre os homens (10,1%) do que entre as mulheres (3,6%). Já o vírus HPV-16 tem ocorrência menor, atingindo cerca de 1% da população, mas sua incidência ente homens é cinco vezes mais comum entre pessoas do sexo masculino.

"Este estudo da infecção oral pelo HPV é o primeiro passo essencial para o desenvolvimento de estratégias de prevenção do câncer orofaríngeo," disse a Dra. Maura Gillison, coordenadora do estudo.

Fonte: Diário da Saúde, 28 de janeiro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários