Notícias de saúde
23 de julho de 2013 (Bibliomed). O papilomavírus humano (HPV), além de ser a principal causa do câncer de colo do útero, é responsável por um terço dos casos de câncer de garganta. A afirmação parte de pesquisadores norte-americanos e britânicos.
O estudo envolveu 638 participantes, dos quais, 180 tiveram câncer oral, 135 de orofaringe, 247 de hipofaringe/laringe e 300 de esôfago. Além desses, foram selecionados 1.599 controles.
Foram coletadas amostras de plasma pré-diagnóstico em média seis anos antes do diagnóstico de câncer. Os participantes do grupo controle foram analisados para anticorpos contra várias proteínas de HPV 16, bem como de HPV6, HPV11, HPV18, HPV31, HPV33, HPV45 e HPV52.
Ao final do estudo, os pesquisadores detectaram a presença de uma das principais proteínas do HPV, conhecida como E6. A proteína desativa o sistema de proteção das células, que previne contra o câncer, mas a detecção de anticorpos que indicam a presença de HPV superara as defesas.
Publicado no Journal of Clinical Oncology, o estudo mostrou que 34,8% das pessoas com câncer de garganta tinham os anticorpos do HPV, em comparação com 0,6% das pessoas sem tumores.
Os resultados indicaram que a infecção pelo HPV-16 pode ser uma causa significativa do câncer da orofaringe, na parte do meio da faringe, para trás da boca, que inclui um terço da língua, palato mole, as paredes laterais e traseiras da garganta e amígdalas.
Dos mais de 100 tipos de HPV existente, duas linhagens, HPV-16 e HPV-18, são os responsáveis por causar câncer de colo do útero e câncer oral.
Fonte: Diário da Saúde, 21 de julho de 2013
Saiba mais sobre a infecção pelo HPV em Boa Saúde
Veja a relação entre HPV oral e gentil em Bibliomed
Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.
Veja também