Notícias de saúde

Após implante do cardiodesfibrilador, dinamarquês Eriksen voltará a jogar?

21 de junho de 2021 (Bibliomed). No último dia 12 de junho, o jogador dinamarquês Christian Eriksen, de 29 anos, teve um mal súbito em campo, durante um jogo da Eurocopa. Socorrido, o meio-campo foi levado a um hospital onde passou por uma cirurgia para implante de um cardiodesfibrilador interno (CDI) e agora está em recuperação em sua casa e já visitou os amigos de time.

O CDI é um pequeno aparelho que é colocado abaixo da clavícula sob a pele, do qual cabos-eletrodos serão implantados na parte interna do coração. Ele monitora constantemente o coração a fim de manter o ritmo cardíaco dentro do padrão considerado normal. A qualquer alteração do ritmo cardíaco que configure uma arritmia cardíaca de risco para o indivíduo (capaz de provocar uma parada cardíaca ou que possa representar risco de vida, o CDI dispara um pequeno choque elétrico que fará com que os batimentos voltem ao normal.

Segundo especialistas, ainda não se sabe se o jogador poderá retomar a carreira, porque a prática de atividades intensas pode afetar a medição do CDI, e quando a frequência cardíaca aumenta e desperta o aparelho são dados choques, com dores fortes e traumáticas para muitos pacientes, não é uma situação confortável. Além disso, quando esses ocorrem, é necessário procurar imediatamente uma unidade de saúde para fazer exames e acompanhar a situação.

Estima-se que cerca de 4 milhões de pessoas no mundo sofram um ataque como o de Eriksen, e a taxa de sobrevivência nesses casos é de apenas 7,6%. Isso ocorre porque é muito difícil que uma pessoa que sofra de mal súbito sobreviva sem receber reanimação correta, feita por meio de um Desfibrilador Externo Automático (DEA). No caso de Eriksen, a equipe médica presente no campo socorreu-o a tempo e de maneira correta, aumentando suas chances de sobreviver.

Fonte: Bibliomed.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários