Notícias de saúde

Derrames silenciosos estão ligados à perda de memória

02 de janeiro de 2012 (Bibliomed).  Um em cada quatro idosos com perda de memória sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) considerado silencioso. Esse ocorre quando uma pequena quantidade de células cerebrais morre.

O estudo, desenvolvido na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, envolveu um grupo de 658 pessoas com idade mínima de 65 anos e livre de demências, que foram submetidos a exames de ressonância magnética cerebral. Esses ainda realizaram testes que mediam sua memória, linguagem, velocidade de processamento de informação e percepção visual. Ao final, concluiu-se que 174 dos participantes já haviam sofrido derrames silenciosos.

Publicado na edição de janeiro de 2012 da revista especializada Neurology, o estudo mostrou que pessoas com derrames silenciosos tiveram menor pontuação em testes de memória do que aqueles que não apresentaram o problema.

"Dado que as condições como a doença de Alzheimer são definidos principalmente por problemas de memória, os nossos resultados podem levar a uma visão mais aprofundada sobre o que causa os sintomas, além de possibilitar o desenvolvimento de novas intervenções para a prevenção", diz Adam M. Brickman, coordenador do estudo.

Fonte: UPI, 29 de dezembro de 2011

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários