Notícias de saúde

As células cerebrais são "reiniciadas" durante o sono

04 de fevereiro de 2025 (Bibliomed). Um estudo realizado na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, mostrou que os neurônios que capturam novas memórias durante o dia são reiniciados durante o sono. Dessa forma, dormir é crucial para ajudar as pessoas a criar novas memórias.

Os pesquisadores explicam que esse mecanismo pode permitir que o cérebro reutilize os mesmos recursos, os mesmos neurônios, para novos aprendizados no dia seguinte. O processo gira em torno do hipocampo, uma região do cérebro vital para a capacidade dos humanos de criar memórias.

Aprender algo ou se envolver em uma nova experiência ativa neurônios no hipocampo, armazenando esses eventos como memórias. Os mesmos neurônios depois repetem o mesmo padrão de atividade enquanto a pessoa dorme, transferindo as memórias do dia para uma região maior do cérebro chamada córtex.

No estudo, os pesquisadores implantaram eletrodos nos hipocampos de camundongos para entender o que impede os neurônios do hipocampo de se encherem, impedindo assim novos aprendizados. Eles descobriram que os neurônios que capturaram as memórias do dia passam por uma reinicialização após alimentar o córtex com as memórias mais recentes.

Duas regiões do hipocampo que capturam memórias, CA1 e CA3, parecem ser reiniciadas durante o sono sob a direção de uma terceira região chamada CA2. Os autores perceberam que há outros estados hipocampais que acontecem durante o sono em que tudo é silenciado. As regiões CA1 e CA3 que estavam muito ativas ficaram subitamente silenciosas. É uma reinicialização da memória, e esse estado é gerado pela região do meio, CA2.

Os pesquisadores explicam que o cérebro tem circuitos paralelos regulados por dois tipos de neurônios: uma rede de circuitos regula a memória, e a outra permite a reinicialização da memória. Esse novo entendimento pode ajudar os pesquisadores a criar ferramentas para aumentar a memória, mexendo com os mecanismos de consolidação da memória. As descobertas também podem estabelecer a base para novas maneiras de tratar problemas causados ??por memórias indesejadas, como transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), ou para corrigir transtornos de memória como a doença de Alzheimer.

Fonte: Science. DOI: 10.1126/science.ado5708.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários