Notícias de saúde

Chá e café podem reduzir risco de AVC e demência

17 de dezembro de 2021 (Bibliomed). Beber café ou chá pode reduzir o risco de uma pessoa de derrame e demência, descobriu um estudo realizado na Tianjin Medical University, na China. Beber café também foi associado a um risco menor de demência, ou perda de memória e função cognitiva reduzida, após um derrame.

Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados de 365.682 participantes do UK Biobank, um banco de dados nacional de informações de saúde para residentes das Ilhas Britânicas. Os participantes do estudo foram recrutados entre 2006 e 2010 e acompanhados até 2020. No início do estudo, os participantes relataram seu consumo de café e chá. Durante o período do estudo, 5.079 participantes desenvolveram demência e 10.053 sofreram pelo menos um derrame.

Pessoas que beberam duas ou três xícaras de café ou três a cinco xícaras de chá por dia, ou uma combinação de quatro a seis xícaras de café e chá, tiveram um risco até 20% menor de derrame ou demência em comparação com aquelas que não consumiram nenhuma das duas bebidas.

Aqueles que beberam de duas a três xícaras de cada bebida diariamente - aproximadamente a quantidade recomendada nas Diretrizes Dietéticas para Americanos - tiveram um risco 32% menor de derrame e 28% menos risco de demência em comparação com os que não bebiam, de acordo com os pesquisadores. As diretrizes alimentares são elaboradas pelos Departamentos federais de Agricultura e Saúde e Serviços Humanos.

Fonte: PLOS Medicine. DOI: 10.1371/journal.pmed.1003830.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários