Notícias de saúde

Síndrome da Fragilidade aumenta pressão arterial em idosos

30 de novembro de 2011 (Bibliomed). Geralmente, idosos portadores da Síndrome da Fragilidade possuem pressão arterial mais elevada e apresentam mais fatores de risco para problemas cardiovasculares, é o que aponta estudo realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP).

O estudo envolveu 77 idosos com mais de 60 anos em Fortaleza, no Ceará, e constatou que esses apresentavam maior circunferência abdominal e baixo nível do colesterol HDL (bom). Esses são fatores que predispõe as pessoas a riscos de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

A Síndrome da Fragilidade é ocasionada pela perda das reservas do organismo em pessoas acima dos 60 anos. No estudo, realizado por Rachel Barbosa, foram levados em consideração os seguintes critérios: perda de peso recente do idoso, em média 4,5 quilos ou 5% do seu peso corporal; queixas de cansaço avaliadas por um questionário; testes de força realizados com dinamômetro – aparelho que é fechado com as mãos; questionário que constate baixo nível de atividade física; e cronometragem de tempo em caminhada da distância de 4,5 metros. O idoso foi considerado “frágil” se apresentar três parâmetros.

Dos voluntários da pesquisa, 23 foram considerados frágeis, outros 23 não-frágeis, e 31 foram identificados como pré-frágeis (apresentavam um ou dois parâmetros). Exames revelaram que os pacientes classificados como “frágeis” também tinham a homocisteína (aminoácido que aumenta quando existem processos inflamatórios) mais alta, como nos pacientes com cardiopatia e com Alzheimer.

A pesquisadora afirma que esse estudo servirá como base para novas pesquisas, já que mostra uma associação entre a síndrome e os riscos de problemas cardiovasculares, mas não uma relação de causa e efeito.

Fonte: Agência USP, 28 de novembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários