Notícias de saúde

Cannabis poderia ser útil na redução da pressão arterial em idosos

19 de fevereiro de 2021 (Bibliomed). O uso de cannabis medicinal está aumentando rapidamente nos últimos anos, sendo os adultos mais velhos o grupo de crescimento mais rápido. No entanto, as evidências para a segurança cardiovascular do uso de cannabis são escassas. O objetivo de um recente estudo foi avaliar o efeito da cannabis na pressão arterial, frequência cardíaca e parâmetros metabólicos em idosos com hipertensão.

Pesquisadores realizaram um estudo prospectivo para determinar como a cannabis poderia impactar a pressão arterial, a frequência cardíaca, bem como os parâmetros metabólicos em idosos com hipertensão arterial.

Esta análise envolveu pacientes com 60 anos ou mais com hipertensão e uma nova prescrição de cannabis. Vinte e seis pacientes com idade média de 70,42 ± 5,37 anos, 53,8% do sexo feminino, completaram o estudo. No seguimento de 3 meses, as pressões sanguíneas sistólica e diastólica médias de 24 horas foram reduzidas em 5,0 mmHg e 4,5 mmHg, respectivamente.

Os resultados revelaram que o tratamento com cannabis por 3 meses em adultos mais velhos que sofrem de hipertensão foi relacionado a uma diminuição nos valores da pressão arterial sistólica e diastólica em 24 horas com um nível mínimo 3 horas após a administração de cannabis.

Fonte: European Journal of Internal Medicine. DOI: 10.1016/j.ejim.2021.01.005.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Copyright © 2021 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários