Notícias de saúde
21 de novembro de 2011 (Bibliomed). Um novo estudo aponta que um gene pode ligar a impulsividade e o vício em homens, O gene NRXN3 já foi relacionado à dependência de nicotina, álcool e opiáceos e também à obesidade em homens. A nova pesquisa afirma que é possível que a impulsividade também esteja associada ao gene e a esses problemas.
A ligação entre o gene e esses comportamentos é extremamente complexa e cientistas ainda não entendem como a genética pode estar associada a eles. Mas sabe-se um gene não é responsável por vícios ou pela impulsividade. O ambiente da pessoa e múltiplos genes agem juntos na construção da personalidade.
“Você quase que não consegue fazer uma pintura complicada o suficiente de como os genes estão associados a comportamentos”, explica o pesquisador do estudo, Scott Stoltenberg, da Universidade de Nebraska, EUA. “Existem muitos fatores que influenciam nossos comportamentos, e os genes são apenas um deles”.
Porém, a genética pode aumentar as chances de um indivíduo de desenvolver traços e atitudes, como o vício e a obesidade. Em alguns casos os genes podem até mesmo fazer com que uma pessoa se vicie em uma determinada substância mais facilmente. Além disso, genes que influenciam comportamentos mal adaptativos (como a impulsividade) também propiciam diferentes vícios.
Fonte: Live Science 18 de novembro de 2011
Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.
Veja também