Notícias de saúde

Alcoolismo é mais fatal para mulheres

18 de outubro de 2012 (Bibliomed). O vício no consumo do álcool causa danos sérios a todos, mas ele pode ser mais maléfico para mulheres. De acordo com uma nova pesquisa, o alcoolismo é mais fatal para elas do que para os homens.

Uma nova pesquisa desenvolvida na Alemanha acompanhou pessoas enfrentando o alcoolismo por 14 anos. As mulheres participantes que enfrentavam esse problema tinham chances cinco vezes maiores de morrerem durante esse período do que mulheres que não tinham o vício. Entre os homens, a diferença foi mais baixa. Alcoólatras do gênero masculino tinham riscos dobrados de morrerem.

A pesquisa também mostra que pessoas que passam por programas de tratamento do vício não têm mais chances de sobreviverem à doença do que alcoólatras que não tiveram a mesma atitude. “O sistema de tratamento não é adaptado para aumentar o tempo de sobrevivência”, explica o pesquisador Ulrich John, da Universidade de Greifswald.

As pessoas que têm maiores probabilidades de morrerem são aquelas que sofrem de alcoolismo severo, por sofrerem de problemas de saúde relacionados ao vício. Isso explicaria o porquê de programas de desintoxicação terem taxas mais altas de mortalidade. Os participantes desses programas normalmente são pacientes que sofrem de estágios avançados de problemas de saúde.

A pesquisa foi publicada no periódico Alcoholism: Clinical & Experimental Research.

Fonte: Live Science, 16 de outubro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários