Notícias de saúde

Radioterapia Extra Reduz Recorrência de Câncer de Mama

WASHINGTON (Reuters Health) - Uma dose extra de radioterapia dada a pacientes em estágio inicial de câncer de mama reduz o risco de recorrência do câncer na mama em cerca de 50 por cento, de acordo com um estudo internacional previsto para ser apresentado na conferência da Sociedade Européia para Radiologia e Oncologia Terapêutica, em Istambul.

O estudo com 5.569 pacientes demonstrou que aquelas que receberam uma dose extra de radiação na área do tumor tinham cerca de metade da chance do câncer voltar na mama nos cinco anos após o tratamento, comparadas a mulheres que não receberam a dose extra.

"Mulheres que estão sob risco de desenvolver câncer de mama e pacientes com câncer em fase inicial devem ser tranquilizadas de que demostramos com este grande ensaio...que elas podem receber um tratamento que atingiu uma taxa de controle local de cerca de 97 a 98 por cento e uma taxa de sobrevivência de 91 por cento em cinco anos", disse Harry Bartelink, principal coordenador do estudo e presidente do Departamento de Radioterapia do Instituto de Câncer da Holanda, em Amsterdã, à Reuters Health.

Ele destacou que o maior efeito foi observado em pacientes mais jovens. A taxa de recorrência do câncer no local original foi reduzida em 54 por cento em pacientes com menos de 40 anos que receberam a dose extra.

A redução geral para pacientes de todas as idades foi de cerca de 50 por cento.

"Agora, sabemos que uma dose reforçada deve fazer parte do tratamento e leva a uma maior melhora na cura local e, eventualmente, na sobrevivência de pacientes com câncer de mama com menos de 50 anos recebendo terapia de câncer de mama", afirmou Bartelink à Reuters Health.

"Procurar um médico logo (quando aparecer) um caroço na mama e/ou seguir um programa de detecção de câncer de mama, pode oferecer a estas mulheres um tratamento não-mutilador, evitando a mastectomia, com uma taxa de sucesso muito alta", disse Bartelink.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários