Notícias de saúde

Cura mais rápida para Hepatite C

20 de setembro de 2011 (Bibliomed).  Nova pesquisa publicada no New England Journal of Medicine mostra que novos medicamentos para hepatite C são capazes de reduzir o tempo de tratamento em até seis meses.

O coquetel de medicamentos baseados no telaprevir, que é capaz de inibir a replicação do vírus. Essa droga, combinada com o boceprevir, praticamente dobrou o número de pacientes que apresentaram uma boa resposta ao tratamento.

Entre os pacientes tratados com telaprevir, interferon peguilatado e ribavirina, 72% foram curados da hepatite C. Isso indica que dois terços do pacientes foram curados em metade do tempo.

Apesar dos benefícios, os cientistas alegam que ainda são necessários estudos mais aprofundados para que essa combinação seja receitada à grande maioria dos pacientes, pois o número de pessoas envolvidas no experimento é muito pequeno e os eventuais efeitos colaterais ainda não são bem conhecidos.

De acordo com os cientistas, os pacientes tratados com a nova terapia ficaram livres do vírus entre quatro e 12 semanas, e alguns tiveram o tratamento suspenso em seis meses. O tratamento convencional da Hepatite C dura em média 48 semanas. Dessa forma, a pesquisa mostrou que a terapia combinada permite a redução do tempo de tratamento para aqueles pacientes que mostram uma resposta mais rápida aos medicamentos.

"Isto significa que, em vez de uma abordagem 'tamanho único', nós podemos individualizar o tratamento para os pacientes com base na sua resposta específica às drogas", diz o Dr. Fred Poordad, coordenador da pesquisa. "Uma vez que você estiver curado por estas drogas antivirais, você estará curado da hepatite C completamente. Este é um fato pouco conhecido do público e mesmo dos médicos que não trabalham regularmente na área," completa.

Fonte: Diário da Saúde, 19 de setembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários