Notícias de saúde

Altas doses de citalopram oferecem riscos

31 de agosto de 2011 (Bibliomed). A Food and Drug Administration (FDA), órgão governamental americano que regula medicamentos e alimentos nos Estados Unidos emitiu um depoimento com alertas a respeito do antidepressivo Celexa (hidrobrometo de cilatopram). De acordo com a FDA, doses diárias maiores que 40 mg podem causar mudanças na atividade elétrica do coração (prolongação do intervalo QT do eletrocardiograma), dando origem a ritmos anormais do órgão (como Torsade de Pointes) – um problema potencialmente fatal.

Pacientes que estão no grupo de risco de prolongação do intervalo QT incluem pessoas com condições cardíacas subjacentes e pessoas que sejam predispostas a terem níveis baixos de magnésio e potássio na corrente sanguínea.

A embalagem do citalopram tinha um aviso que afirmava que alguns pacientes poderiam precisar de doses diárias de 60 mg, mas pesquisas feitas sobre o medicamento não encontraram benefícios no consumo de doses maiores do que 40 mg por dia da substância.

De acordo com as recomendações da FDA, o citalopram não deveria ser prescrito em doses diárias maiores do que 40 mg e não deve ser usado por pessoas com síndrome do QT longo ou que sejam predispostas ao desenvolvimento de Torsade de Pointes. Os fabricantes do citalopram já alteraram a embalagem do medicamento, incluindo as novas recomendações de nova dosagem e uso.

Fonte: FDA 24 de agosto de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários