Notícias de saúde

Ataques de pânico podem ser previsíveis

29 de julho de 2011 (Bibliomed). Ataque de pânico são momentos em que o indivíduo vivencia sensações intensas de medo, sofrendo calafrios, tremores, tontura, falta de ar, dentre outros sintomas. Normalmente, os ataques são repentinos, mas pesquisadores da Southern Methodist University (EUA) afirmam que descobriram formas de antecipar esses eventos.

O estudo desenvolvido nessa universidade foi baseado em um experimento em que pessoas que sofrem de transtorno do pânico foram acompanhadas durante 24 horas, enquanto realizavam suas atividades cotidianas. Elas carregaram gravadores portáteis que monitoraram mudanças em funções corporais, como a respiração e o batimento cardíaco.

Durante o experimento, os pesquisadores conseguiram capturar ataques de pânico dos pacientes enquanto eles aconteciam. Com isso, foi possível identificar instabilidade psicológica significativa pelo menos 60 minutos antes de os participantes sentirem o ataque. Outro fato percebido é que essas pessoas estavam hiperventilando cronicamente.

Os resultados mostram que sem que os pacientes saibam, eles podem ser extremamente sensíveis aos padrões acumulativos de instabilidade psicológica que acontecem antes dos ataques de pânico.

O estudo fornece novas informações sobre um problema incapacitante e de difícil superação. A descoberta pode auxiliar na compreensão dos ataques e também no desenvolvimento de tratamentos.

A pesquisa foi publicada no periódico Biological Psychiatry.

Fonte: UPI. 27 de julho.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários