Notícias de saúde

Comida pode causar ansiedade em anoréxicos

24 de maio de 2011 (Bibliomed). Comer é prazeroso para a maioria das pessoas, mas para quem sofre de anorexia a comida pode trazes altos níveis de ansiedade.

A anorexia nervosa é uma doença que faz com que a pessoa deixe de comer para perder peso. A condição causa diversos danos ao bem estar físico e mental do paciente, que recorre a métodos perigosos e insalubres para atingir sua meta de magreza. A anorexia afeta homens e mulheres e quando não é tratada de forma apropriada pode levar à morte da pessoa.

Um estudo desenvolvido na Universidade da California (EUA) analisou o funcionamento da dopamina no cérebro através de tomografias por emissão de pósitrons. Para provocar níveis do neurotransmissor, os pesquisadores administraram doses únicas de anfetaminas. A droga faz com que o cérebro libere a dopamina.

Em mulheres saudáveis, que não sofriam de distúrbios alimentares, a liberação de dopamina foi associada a sensações de prazer na parte do cérebro que é responsável pela sensação de recompensa. Mas nas mulheres que sofriam de anorexia, a anfetamina ativou a parte do cérebro responsável por preocupações.

O líder da equipe que desenvolveu o estudo, Dr. Walter Kayne, explica que “esse é o primeiro estudo que demonstra uma razão biológica do por que indivíduos com anorexia nervosa têm uma resposta paradoxal à comida. É possível que quando as pessoas com anorexia nervosa comem, a liberação relacionada da dopamina neurotransmissora deixe-as ansiosas, ao invés de experimentarem um sentimento normal de recompensa”.

O estudo foi publicado no periódico International Journal of Eating Disorders

Fonte: UPI 20 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários