Notícias de saúde

Perfeccionismo Pode Aumentar Risco de Anorexia

NOVA YORK (Reuters Health) - O perfeccionismo pode ajudar mulheres a alcançar posição de destaque no trabalho ou no esporte, mas também pode colocá-las sob risco de anorexia nervosa, um distúrbio alimentar que às vezes é fatal, afirmam pesquisadores.

Mulheres com anorexia estão mais preocupadas em não cometer erros, têm padrões pessoais extremamente altos, tendem a questionar suas ações e são mais organizadas do que mulheres saudáveis, de acordo com descobertas publicadas na edição de novembro de American Journal of Psychiatry.

As mulheres com essas características estavam propensas a restringir severamente seu consumo de alimentos, eliminar o que consomem, e comer compulsivamente e expurgar os alimentos, afirmam Katherine A. Halmi, da Escola de Medicina Weill, da Universidade Cornell, em White Plains, Nova York, e sua equipe.

As pacientes com anorexia nervosa têm uma imagem do corpo distorcida e um medo intenso de ficar gorda. Desse modo, elas restringem severamente a quantidade de comida que consomem. Algumas eliminam a pequena quantidade de alimento ingerida através de vômito ou uso de laxativos. Outras às vezes comem compulsivamente e depois acabam eliminando do organismo o que consumiram.

Em um estudo com 322 mulheres anoréxicas nos Estados Unidos e na Europa, mulheres que apresentavam as tendências mais perfeccionistas tinham o menor peso corporal e estavam mais preocupadas com a dieta e com rituais alimentares. Elas também estavam menos motivadas a mudar sua alimentação desregrada.

"Portanto, uma maior severidade de sintomas de distúrbio alimentar estava associada a um maior perfeccionismo", explicou Halmi em um comunicado.

Os cientistas também descobriram que mulheres anoréxicas que eliminavam o que comiam, mas se alimentavam compulsivamente estavam mais preocupadas com críticas dos pais e eram mais organizadas.

"Especulamos que um maior perfeccionismo entre pacientes anoréxicas que eliminam o que comem significa esforços mais desesperados para atingir um ideal de magreza e pode ser mediado por maiores extremos de perfeccionismo e (tipos) de personalidade relacionados", afirmam Halmi e sua equipe.

Os pesquisadores acrescentam que "a busca pela perfeição é parte de uma forte vontade em pacientes de anorexia nervosa de receber a aprovação de outros demonstrando estar de acordo com as expectativas".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited.

Faça o seu comentário
Comentários