Notícias de saúde

Tabagismo passivo pode aumentar pressão arterial em meninos

03 de maio de 2011 (Bibliomed). O fumo passivo, mesmo que em níveis baixos, está relacionado ao aumento da pressão arterial em meninos, diz estudo apresentado em 1° de maio no Pediatric Academic Societies (PAS).

Segundo especialistas, a pressão arterial elevada na infância pode levar a casos de hipertensão na fase adulta. Essa é uma doença que está associada a problemas cardíacos e renais.

A partir de dados do Centers for Disease Control and Prevention, coletados entre os anos de 1999 e 2006, os pesquisadores avaliaram se 6.421 jovens participantes viviam com um fumante ou se haviam sido expostos ao fumo passivo.

Foi medido o nível de cotinina, uma substância produzida quando o corpo quebra a nicotina. Medir o nível de cotinina é considerado o melhor marcador da exposição à fumaça do tabaco.

Os resultados mostraram que meninos com idades entre 8 e 17 anos que foram expostos ao fumo passivo apresentaram pressão arterial sistólica significativamente maiores do que os meninos não expostos à fumaça do tabaco.

"Apesar do aumento da pressão arterial observada entre os meninos do nosso estudo podem não ser clinicamente significativos para cada criança em particular, têm grandes implicações para as populações. Mais de um terço das crianças em todo o mundo estão expostas ao fumo passivo níveis semelhantes", disse o autor da pesquisa Jill Baumgartner, da Universidade de Minnesota.

Fonte: EurekAlert, 1° de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários