Notícias de saúde

Poluição do ar está associada ao aumento da pressão arterial em adolescentes

04 de agosto de 2023 (Bibliomed). Existem poucas evidencias diretas ligando a poluição do ar e aumento da pressão arterial (PA) na adolescência. Uma nova pesquisa explorou essa associação em um grupo etnicamente diverso de crianças em idade escolar. O artigo, publicado na revista PLOS ONE por pesquisadores do King's College London, examinou os possíveis efeitos da exposição prolongada à poluição do ar em crianças que frequentam 51 escolas londrinas.

Os pesquisadores analisaram dados de 3.284 adolescentes e acompanharam as idades de 11 a 13 e 14 a 16 anos. Eles mediram a pressão arterial sistólica e diastólica nas escolas participantes.

Os resultados mostram que o material particulado (PM2,5), minúsculos poluentes do ar provenientes da fumaça do escapamento de automóveis, materiais de construção e da indústria, foram associados a uma pressão arterial mais elevada em todas as idades.

As alterações foram particularmente sentidas entre as meninas (um aumento de µg/m3 em PM2,5 foi associado com aumento de 1,34mmHg na PA sistólica para meninas e aumento de 0,57mmHg na PA sistólica para meninos).

Curiosamente, o dióxido de nitrogênio (NO2), um poluente que em Londres é predominantemente devido ao tráfego de diesel, foi associado à pressão arterial mais baixa. A pressão arterial sistólica diminuiu em ~5mmHg para meninos e ~8mmHg para meninas quando o NO2 quase dobrou de uma concentração baixa para uma alta.

O período entre 11 e 16 anos de idade é particularmente importante, pois os adolescentes continuam crescendo e se desenvolvendo. Os efeitos negativos em seus órgãos nesta fase podem levar a complicações ao longo da vida.

Fonte: PLoS ONE. DOI: 10.1371/journal.pone.0279719.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários