Notícias de saúde

Melatonina pode ajudar pessoas obesas

02 de maio de 2011 (Bibliomed). A melatonina, hormônio natural produzido pelo organismo, ajuda no controle de ganho de peso, mesmo sem a redução do consumo de alimentos, melhora o perfil lipídico no sangue, uma vez que reduz triglicérides, aumenta o colesterol HDL e reduz o colesterol LDL, aponta estudo da Universidade de Granada, na Espanha.

A melatonina é encontrada em pequenas quantidades em algumas frutas e legumes como a mostarda, amêndoas, sementes de girassol, cardamomo, erva-doce, coentro e cerejas. Segundo os pesquisadores, ingerindo estes alimentos é possível controlar o ganho de peso e prevenir doenças cardíacas associadas à obesidade e dislipidemia.

Os cientistas analisaram os efeitos da melatonina sobre a obesidade, dislipidemia e hipertensão arterial associada à obesidade. Os resultados mostraram que o hormônio teve efeitos benéficos nos ratos jovens que ainda não haviam desenvolvido qualquer doença metabólica ou do coração.

Para os cientistas, se a melatonina fizer em humanos o mesmo efeito que fez nos ratos, poderá ser uma arma eficaz no combate à obesidade e aos problemas cardíacos desencadeados pela doença.

Os resultados da pesquisa estão publicados no Journal of Pineal Research.

Fonte: EurekAlert, 28 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários