Notícias de saúde

Falta de vitamina D pode causar problemas cardiovasculares

05 de abril de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores da Emory/Georgia Tech Predictive Health Institute mostram que a deficiência de vitamina D, mesmo em indivíduos saudáveis, está relacionada a artérias mais rígidas e uma incapacidade de relaxar vasos sanguíneos. O resultado dessa pesquisa vem reforçar a tese de que a vitamina D é fundamental para o bom funcionamento da saúde cardiovascular, sendo que sua falta contribui para a pressão arterial elevada e elevação do risco de doenças cardiovasculares.

Participaram da pesquisa 544 pessoas saudáveis com idade média de 47 anos. O nível médio de 25-hidroxivitamina D (uma forma estável da vitamina refletindo a dieta bem como a produção na pele) no sangue dos participantes foi de 31,8 nanogramas por mililitro. Neste grupo, 14% tinham níveis de 25-hidroxivitamina D considerados deficientes ou com menos de 20 nanogramas por mililitro, e 33 por cento apresentaram níveis considerados insuficientes, a menos de 30 nanogramas por mililitro.

Foram analisados na pesquisa o fluxo sanguíneo dos pacientes, a capacidade de contração e relaxamento dos vasos e a resistência dão fluxo imposta pela artéria. Mesmo após ajuste para fatores como idade, peso e colesterol, as pessoas com menores níveis de vitamina D ainda tinham artérias mais rígidas e função vascular prejudicada. "Descobrimos que as pessoas com deficiência de vitamina D apresentavam disfunção vascular comparável àqueles com diabetes ou hipertensão", diz Al Mheid Ibar, autor da pesquisa.

Os participantes do estudo que aumentaram os seus níveis de vitamina D ao longo do estudo foram capazes de melhorar a saúde vascular e reduzir a pressão arterial. A vitamina D pode ser encontrada em óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada, tais como as sardinhas, o arenque, o salmão e a sarda, e em ovos, a carne, leite e manteiga.

Fonte: EurekAlert, 03 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários