Notícias de saúde

Bebês de mulheres obesas podem ter baixos índices de vitamina D

09 de janeiro de 2013 (Bibliomed). Estudo realizado na Northwestern University, nos Estados Unidos, mostrou que gestantes obesas podem não passar aos seus bebês as quantidades necessárias de vitamina D. Na comparação com as crianças nascidas de mães magras, os recém-nascidos de mulheres obesas tinham taxas três vezes menores dessa vitamina.

A vitamina D é solúvel em gordura, e estudos anteriores já mostraram que as pessoas que são obesas tendem a ter níveis mais baixos da vitamina no sangue. No estudo da Northwestern University, as mães obesas e magras apresentavam níveis muito semelhantes de vitamina D no final de sua gravidez, mas as mulheres obesas transferiram menos vitamina D para os seus bebês em comparação com as mulheres magras.

Os pesquisadores explicam que, mesmo as mães ingerindo suplementos de vitamina D, naquelas acima do peso a vitamina pode ficar isolada no excesso de gordura, o que impede sua transferência ao feto. A deficiência de vitamina D está associada a uma série de problemas de saúde, incluindo a obesidade.

O estudo envolveu 61 mulheres que tiveram seus filhos no Prentice Women's Hospital of Northwestern Memorial Hospital, que tinham peso corporal pré-gravidez normal ou elevado. Os níveis de vitamina D foram medidos a partir do sangue coletado de mães com 36 a 38 semanas de gestação e sangue do cordão umbilical de seus bebês imediatamente após o nascimento. Gordura corporal, peso e volume dos bebês também foram medidos.

Os resultados mostraram que os filhos das mulheres acima do peso tinham níveis menores de vitamina D, o que sugere que essas precisam ingerir mais níveis da vitamina durante a gestação do que as mulheres magras.

O estudo foi publicado no  Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.

Fonte: Northwestern University, 07 de janeiro de 2013

Copyright © 2013 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários