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Meditação transcendental para melhorar rendimento escolar

24 de março de 2011 (Bibliomed). Quer que seu filho melhore as notas em leitura e matemática? Faça-o praticar meditação transcendental. Segundo estudo norte-americano realizado com crianças que apresentavam baixo desempenho escolar nessas disciplinas, a prática da meditação ajuda na melhora do aprendizado. "Os resultados do estudo dão apoio a uma tendência recente na educação de focar no desenvolvimento mente/corpo do aluno para a melhoria do desempenho escolar," afirma o Dr. Ronald Zigler, da Universidade da Pensilvânia, co-autor do estudo.

Analisando o desempenho escolar de crianças ao longo do ano letivo, os cientistas observaram que 40% dos que meditaram obtiveram aumente de um nível em matemática, o que representa um aumento considerável nas notas, contra apenas 15% do grupo não-meditativo.

Segundo os cientistas, os alunos ficaram mais calmos, mais felizes e menos hiperativos, e com uma maior capacidade para se concentrar no trabalho escolar após começaram a praticar meditação. No ambiente escolar, os professores relataram menos brigas entre os alunos, menor uso de linguagem abusiva e, de modo geral, uma atmosfera mais calma e relaxada desde a implementação do programa.

O estudo baseou-se na analise de dois grupos. Ao primeiro foi ensinada a técnica da meditação transcendental, e ao segundo a orientação dada foi apenas ficar com os olhos fechados em uma sala. A meditação faz parte do programa conhecido como Hora Tranquila, em que os alunos escolhem voluntariamente uma "atividade sossegada" da qual querem participar.

Em comparação com o descanso de olhos fechados, a pesquisa constatou que a prática da meditação transcendental é marcada por uma diminuição da ativação do sistema nervoso autônomo. "Precisamos de mais programas deste tipo implementados nas escolas públicas do nosso país, juntamente com melhores sistemas de avaliação," sugere Zigler.

Fonte: Diário da Saúde, 22 de março de 2011

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