Notícias de saúde

Meditação pode ajudar portadores de síndrome

22 de junho de 2006 (Bibliomed). A síndrome metabólica (SM) é considerada um fator agravante para a doença das artérias coronárias do coração. Assim, os componentes da SM foram identificados como possíveis alvos de tratamento.

Para haver o diagnóstico da síndrome metabólica, são levadas em consideração à gordura abdominal e o peso, a taxa de glicose no sangue, a ocorrência de hipertensão arterial, o HDL colesterol (o chamado "bom" colesterol) e a dosagem de triglicérides. A presença de três ou mais alterações dentre estas 5 fornece o diagnostico da Síndrome Metabólica. Trabalhos anteriores mostram, que a ativação do sistema endócrino, relacionada ao estresse do dia a dia, contribui para a síndrome metabólica.

Uma pesquisa realizada por investigadores do Cedars-Sinai Medical Center e de outras instituições norte-americanas avaliou a eficácia da meditação transcendental, no controle de componentes da SM e da doença coronária.

O estudo foi publicado na última edição da revista internacional Archives of Internal Medicine e mostrou que o uso da meditação, por 16 semanas em pacientes com doença coronariana, melhorou a pressão arterial e a resistência à insulina (componentes da SM) e ainda teve impacto positivo, sobre a ativação do chamado sistema nervoso autônomo e sobre o coração - quando comparados com grupo controle.

Estes resultados sugerem que a meditação transcendental pode modular a resposta fisiológica ao estresse, e melhorar os fatores de risco da doença coronária.

Fonte: Archives of Internal Medicine, 2006; 166:1218-1224.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários