Notícias de saúde

Meditação Transcendental: uma arma adicional no controle da Hipertensão

16 de abril de 2008 (Bibliomed). Estudos clínicos realizados anteriormente sugeriram que a técnica da Meditação Transcendental pode diminuir a pressão arterial de indivíduos normotensos e hipertensos, mas questões relativas à qualidade destes estudos foram levantadas.

Investigadores da Universidade do Kentucky, nos Estados Unidos, desenharam uma pesquisa com o objetivo de avaliar os efeitos da Meditação Transcendental sobre a pressão arterial usando avaliações objetivas de qualidade e meta-análises. O estudo foi publicado na revista American Journal of Hypertension .

Os investigadores realizaram uma busca nas bases de dados médicas, até Dezembro de 2006, e recolheram publicações sobre a Meditação Transcendental. O objetivo foi o de comparar resultados do uso da Técnica da Meditação com grupos controle. No total, 9 publicações foram incluídas no levantamento.

Os resultados indicaram que a Meditação Transcendental, em comparação com o grupo de controle, foi associada com as seguintes alterações: - 4,7 mm Hg em média, na pressão sistólica, e - 3,2 mm Hg em média, na pressão diastólica.

Segundo os autores da pesquisa, a redução da pressão arterial nestes patamares é útil e capaz de reduzir a mortalidade por causas cardiovasculares.

Fonte: American Journal of Hypertension (2008) doi:10.1038/ajh.2007.65

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários