Notícias de saúde

Meditação pode reduzir o burnout em profissionais de saúde

07 de março de 2023 (Bibliomed). Os profissionais de saúde têm experimentado estresse e esgotamento substanciais, e estratégias de mitigação baseadas em evidências são necessárias. A meditação transcendental é uma prática de meditação mantra com potencial eficácia na redução do estresse.

Recente estudo teve como objetivo avaliar a eficácia da prática da meditação transcendental na redução do estresse entre profissionais de saúde durante um período de 3 meses.

Este ensaio clínico randomizado de 80 profissionais de saúde mostrou que a prática de meditação transcendental ao longo de 3 meses reduziu os escores de sofrimento psicológico (desfecho primário) no Índice de Gravidade Global em 5,6 pontos, mas essa diminuição não foi significativamente diferente da redução de 3,8 pontos observada no grupo controle. A prática da meditação transcendental reduziu os escores de burnout (desfecho secundário) em 5,4 pontos, representando uma redução estatisticamente significativa em comparação com o tratamento usual.

Assim, este estudo descobriu que a prática da meditação transcendental não diminuiu significativamente o sofrimento agudo em comparação com o tratamento usual; no entanto, a meditação transcendental reduziu significativamente o estresse crônico, particularmente o burnout, sugerindo que a meditação transcendental pode ser uma estratégia eficaz para prevenir ou mitigar o estresse crônico e potencialmente o burnout entre profissionais de saúde.

Fonte: JAMA Network Open. DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2022.31917.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários