Notícias de saúde

Vitamina A desempenha papel fundamental na vida do ser humano

21 de março de 2011 (Bibliomed). A vitamina A é talvez uma das mais importantes para a manutenção da saúde do ser humano. Desempenhando papel na nutrição do globo ocular e na manutenção do equilíbrio da pele e mucosas, essa vitamina está presente em vegetais, frutas e fígado animal.

Pesquisa realizada no Van Andel Research Institute (VARI) mapeou os chamados receptores nucleares órfãos TR4 e descobriram que a vitamina A desempenha papel fundamental em determinadas funções fisiológicas, incluindo a formação das células espermáticas e no desenvolvimento do sistema nervoso central.

Os receptores nucleares têm função de ativar genes importantes no copo humano. Os receptores nucleares “órfãos” são um grupo de receptores cujos ligantes, ou seja, a substâncias a que se ligam receptores, ainda não foram identificadas, e cujas funções fisiológicas não foram muito bem investigadas.

Estudos anteriores já haviam determinado a importância dos derivados da vitamina A, como o retinol e os ácidos retinóicos, em funções fisiológicas. Os resultados da pesquisa do grupo da VARI mostram que a vitamina A ativa os receptores nucleares TR4. "O TR4 desempenha funções no esperma lipídico de células de produção e regulação de lipoproteínas, o desenvolvimento do sistema nervoso central, e da regulamentação da produção de hemoglobina no embrião. Assim, podemos imaginar que a vitamina A pode desempenhar um papel mais importante na fisiologia humana do que acreditávamos anteriormente", diz Edward Zhou, um dos autores do estudo.

“Evidências recentes mostram que os receptores nucleares órfãos são necessários para muitas funções fisiológicas essenciais no corpo humano, e pode ser usado para ajudar a descobrir alvos de drogas para doenças humanas", diz Zhou. "Além disso, a identificação de ligantes para os receptores nucleares normalmente leva à descoberta de novos tipos de drogas terapêuticas para doenças humanas”, ressalta o cientista.

Fonte: Van Andel Institute, 17 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários