Notícias de saúde

Filhos de gestantes que tomam vitamina D têm ossos mais fortes

25 de julho de 2025 (Bibliomed). Mulheres que tomam suplementos de vitamina D durante a gravidez podem estar deixando para seus filhos o legado de ossos mais fortes, sugere uma nova pesquisa britânica. Um estudo da Universidade de Southampton mostra que crianças cujas mães tomaram suplementos de vitamina D durante a gravidez tiveram ossos mais fortes e densos aos 7 anos de idade, em comparação aos filhos de mulheres que não tomaram.

Para o estudo, os pesquisadores dividiram mais de 1.000 gestantes em dois grupos: um recebeu suplemento diário de vitamina D na dosagem de 1.000UI enquanto a outra metade recebeu um placebo.

A saúde óssea de 454 das crianças resultantes dessas gestações foi testada quando elas atingiram as idades de 4, 6 e 7 anos. Aos 4 anos, as crianças cujas mães receberam os suplementos apresentaram maior densidade óssea em comparação com aquelas cujas mães receberam o placebo, benefício que se manteve até os sete anos de idade.

A vitamina D desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na saúde óssea, regulando os níveis de cálcio e fosfato no corpo — dois minerais necessários para ossos, dentes e músculos fortes. De acordo com a pesquisa, a ingestão de vitamina D pelas gestantes pareceram desencadear mudanças na atividade dos genes dos fetos que fazem parte da via da vitamina D.

Os pesquisadores acreditam que há outros benefícios da suplementação de vitamina D durante a gravidez, incluindo a redução das chances de eczema em crianças e até no risco de a mulher precisar de uma cesariana.

Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition. DOI: 10.1016/j.ajcnut.2024.09.014.

Copyright © 2025 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários