Notícias de saúde

Cresce o número de pessoas com risco de cegueira

22 de fevereiro de 2023 (Bibliomed). Mais de 18 milhões de adultos com 40 anos ou mais nos Estados Unidos estão vivendo com degeneração macular relacionada à idade em estágio inicial - mais do que as estimativas anteriores, diz um novo estudo da Universidade de Chicago, nos EUA. Além disso, o estudo mostrou que outros 1,5 milhão de norte-americanos estão nos estágios finais da doença.

A degeneração macular é uma das principais causas de perda de visão e cegueira. Ela ocorre quando ocorre uma lesão progressiva na mácula, área central e vital da retina, resultando na perda gradual da visão central.

Os pesquisadores usaram várias fontes de dados, incluindo estudos de base populacional nacionalmente representativos e locais, bem como dados relevantes do Sistema de Vigilância da Visão e Saúde Ocular do U.S. Centers for Disease Control and Prevention.

Os resultados apontaram que 1,49 milhão de pessoas com 40 anos ou mais vivem com degeneração macular relacionada à idade em estágia avançado, enquanto 18,34 milhões na mesma faixa etária estavam nos estágios iniciais, uma prevalência de 11,64%. A taxa de prevalência foi mais alta entre homens do que mulheres, e variaram, também, conforme localidade.

De acordo com o U.S. Centers for Disease Control and Prevention, uma combinação de vitaminas C, E, betacaroteno, zinco e cobre, bem como o consumo de vegetais verdes e folhosos podem ajudar a reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade.

Fonte: JAMA Ophthalmology. DOI: 10.1001/jamaophthalmol.2022.4401.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários