Notícias de saúde

Epidurais controladas pela paciente reduzem quantidade de anestesia

11 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). A anestesia epidural utilizada em partos é normalmente aplicada de uma só vez, mas existe um outro método que pode trazer novos benefícios à paciente. Quando é a paciente quem controla a administração da anestesia, ela recebe um dispositivo com um botão. Cada vez que o botão é pressionado, uma dose de anestesia é liberada, travando o mecanismo por um determinado período de tempo.

Pesquisadores compararam casos de 270 mulheres que foram atendidas no Long Beach Memorial Medical Center (EUA), sendo que dois terços desse número receberam uma única aplicação da epidural e às mulheres restantes foram dados o dispositivo para auto-controle da medicação.

Os resultados mostraram que o tempo de duração de parto dos dois grupos foi o mesmo, assim como o nível de satisfação das pacientes, apesar de as mulheres que controlaram sua própria anestesia terem sentido mais dores durante os estágios finais do parto. A principal diferença entre os dois procedimentos é a quantidade de anestesia que a paciente utiliza. As pacientes que controlaram sua própria medicação usaram 30% menos anestesia. A Dr. Elizabeth McGrady, da Universidade de Glasgow (Escócia) explica que “a técnica reduz a necessidade de anestesia o que em troca reduz a necessidade de utilizar o fórceps para fazer o parto – e dá à mulher uma sensação de controle”.

A disponibilidade do procedimento é limitada pelo custo do equipamento e também do treinamento dos profissionais. Como a anestesia epidural quando aplicada de uma só vez funciona bem e os benefícios trazidos pela outra forma de aplicação não são tão significativos, pode levar algum tempo até que a maioria dos hospitais possa oferecer as duas opções às pacientes.

Fonte: BBC Health 10 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários