Notícias de saúde

Injeções espinhais de lidocaína podem ajudar no tratamento da psoríase

27 de setembro de 2022 (Bibliomed). A psoríase é uma condição crônica da pele que surge como uma resposta imune anormal desencadeando uma rápida renovação das células da pele, fazendo com que elas se acumulem na superfície da pele e forme placas, manchas vermelhas e escamosas que podem causar coceira e dor.

Os tratamentos padrão visam a inflamação - os corticosteroides tópicos são os mais comuns. Para pessoas com psoríase mais grave, algumas opções incluem terapia com luz (exposição da pele à luz natural ou artificial) e medicamentos injetáveis que suprimem o sistema imunológico.

Em novo estudo, pesquisadores chineses tentaram uma abordagem totalmente diferente: injetar lidocaína, um anestésico local comumente usado para bloquear os nervos sensoriais que transmitem sinais de dor. O estudo envolveu quatro pacientes com psoríase grave, e os pesquisadores estão descrevendo-o como uma "prova de conceito" - especificamente, a ideia de que atingir certos nervos sensoriais pode ajudar a tratar a doença de pele.

Os quatro pacientes - dois com machas de psoríase por todo o corpo e dois com as manchas concentradas nas pernas - receberam lidocaína epidural - onde um tubo pequeno e flexível é inserido na parte inferior das costas para entregar a medicação ao espaço cheio de líquido fora da medula espinhal.

Os pesquisadores trataram cada paciente até quatro vezes, de dois a cinco meses. No final, os pacientes viram a gravidade de sua psoríase cair de 35% a 70%, com base em uma pontuação padrão que mede a extensão da doença. A melhora foi mantida por pelo menos seis meses.

Como parte do estudo, os autores também tentaram descobrir por que a lidocaína foi útil: eles induziram uma condição semelhante à psoríase em ratos de laboratório e depois trataram alguns deles com lidocaína. Descobriu-se que os animais tinham crescimento excessivo de nervos sensoriais nas áreas da pele afetadas pela psoríase – e o tratamento com lidocaína reduziu isso. A medicação também inibiu as células nervosas de liberar uma proteína chamada CGRP, que pode alimentar a inflamação.

Os autores ressaltam que muitas perguntas ainda precisam ser respondidas, mas incialmente, considerando os quatro pacientes envolvidos, não foram registrados problemas de segurança. Os pesquisadores enfatizam a necessidade de realizar estudos maiores, com mais pacientes e que testem a lidocaína epidural contra um placebo. Se o tratamento se provar seguro e eficaz, pode oferecer uma opção para pacientes com psoríase que não obtêm alívio com os tratamentos convencionais.

Fonte: Journal of Investigative Dermatology. DOI: 10.1016/j.jid.2022.01.002.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários