Notícias de saúde

Dieta pouco saudável pode afetar inteligência de crianças

09 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores descobriram que há uma relação entre o desenvolvimento do QI de uma criança e os alimentos consumidos por ela durante a infância. Um grupo de 3.966 crianças de oito anos e meio foi estudado em relação aos seus hábitos alimentares e níveis de QI. Três tipos de dietas foram analisados: comidas processadas e ricas em gordura e açucares, dietas tradicionais de carne, batatas e vegetais, e dietas saudáveis de saladas, frutas e peixe.

Mesmo levando em conta o nível de educação dos pais, classe social da família e quanto tempo a criança foi amamentada, houve uma diferença perceptível entre os níveis de inteligência de crianças que tinham diferentes dietas. Crianças que se alimentavam de comidas processadas tem um QI um pouco mais baixo.

A Dr. Pauline Emmett, responsável pelo estudo feito na Universidade de Bristol (Inglaterra) afirma que “O desenvolvimento cerebral é muito mais rápido no início da vida, é quando ele cresce mais. Parece que o que acontece depois é menos importante”.

Os resultados estão sendo vistos por profissionais da área como algo que pode levar as pessoas a fazerem mudanças em suas vidas que já eram a algum tempo necessárias, mas que estavam sendo adiadas. A porta-voz da British Dietetic Association diz que a pesquisa confirma o senso comum de que os pais devem se preocupar em dar alimentos mais saudáveis aos filhos. “É bom olhar para o impacto à longo prazo das dietas, todo mundo já conhece o de à curto prazo”.

É importante fazer um acompanhamento com um nutricionista, mas certas atitudes são simples e podem se tornar habituais para toda a família. Moderar a ingestão de gorduras, comer frutas e vegetais diariamente e preferir alimentos integrais são essenciais a qualquer alimentação saudável.

Fonte: BBC Health 8 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários