Notícias de saúde

Sintomas do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade das crianças predizem pior qualidade da dieta

03 de junho de 2019 (Bibliomed). As crianças com mais sintomas do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) podem estar sob maior risco de ter uma dieta pouco saudável, mas a qualidade da dieta parece não afetar o risco de TDAH, de acordo com um estudo publicado no Journal of Nutrition.

Pesquisadores holandeses examinaram a associação entre padrões alimentares e sintomas de TDAH usando dados de 3.680 crianças em idade escolar que participaram do Estudo Geração R. Os pais completaram o Child Behavior Checklist quando as crianças tinham seis e dez anos de idade, enquanto que a ingestão alimentar foi avaliada com a idade de oito anos com um questionário de frequência alimentar validado.

Os pesquisadores descobriram que mais sintomas de TDAH aos seis anos de idade estavam associados a um menor escore de qualidade da dieta aos oito anos de idade. No entanto, a qualidade da dieta aos oito anos de idade não foi associada com sintomas de TDAH aos 10 anos de idade. Uma relação unidirecional dos sintomas de TDAH com a qualidade da dieta, mas não vice-versa, foi detectada usando modelos de defasagem cruzada. As associações eram semelhantes, independentemente do status de excesso de peso ou gênero.

Os pesquisadores disseram que se estes resultados forem replicados, os profissionais de saúde que trabalham com crianças com TDAH devem estar cientes do risco potencial para essas crianças desenvolverem dietas pouco saudáveis.

Fonte: The Journal of Nutrition. Volume 149. Issue 4. Pages 642–648.

Copyright © 2019 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários