Notícias de saúde

Vacinação contra gripe reduz risco de derrame cerebral

Belo Horizonte, 07 de Fevereiro de 2002 (Bibliomed). A vacina contra a gripe, hoje aplicada de rotina a pessoas com mais de 60 anos, pode reduzir o risco de derrame cerebral.

O resultado é surpreendente, e não se sabe ainda se a ligação é devido ao fato de as pessoas que se preocupam em tomar esta vacina cultivarem hábitos de vida mais saudáveis ou se existe ligação direta entre a vacina e a redução do risco. O Dr. Pierre Amarenco, da Denis Diderot University em Paris, França, diz que é possível que a vacina, ao prevenir as doenças bacterianas (pneumonia, sinusite, otite, etc), desenvolva alguma proteção contra o derrame.

Foram estudados 270 homens e mulheres, e entre os que tomaram uma dose da vacina por ano, o risco de derrame foi reduzido à metade. O risco foi ainda menor para aqueles que tomaram uma vacina por ano nos últimos 5 anos.

Porém, a proteção contra derrame não foi observada em pessoas com mais de 75 anos de idade. Os pesquisadores acham que, nesta faixa etária, os outros riscos de derrame, como pressão alta e alguns problemas cardíacos podem influenciar tanto o risco de derrame que anularam a proteção da vacina.

Possivelmente, esta proteção dada pela vacina se deve ao fato de que a inflamação é um fator que contribui bastante para a lesão de vasos sangüíneos. Nas doenças infecciosas, esta inflamação generalizada acontece, o que poderia facilitar a construção de placas de gordura nas artérias e a ruptura de placas já existentes, que se despregariam da parede dos vasos sangüíneos e os entupiria, causando derrame cerebral e infarto do miocárdio.

O Dr. Amarenco diz que, provavelmente, a proteção dada pela vacina se deve mais à proteção secundária dada a outras infecções que surgem após uma gripe. Não se sabe ainda se uma infecção tão rápida, como a gripe, tem poder suficiente para, por si só, causar uma inflamação sistêmica que prejudique os vasos sangüíneos.

Os pesquisadores dizem que um estudo que fosse planejado exclusivamente para verificar melhor a associação entre a vacinação contra gripe e o risco de derrame irá responder a algumas perguntas que não foram respondidas desta vez. Enquanto isto, o conselho é que a vacinação é uma boa saída, importante para grupos de risco nos quais infecções após uma gripe podem ser muito danosas, como idosos e pessoas com doenças crônicas, como doença renal, diabetes, doença cardíaca e outras.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários