Notícias de saúde

Como lidar com a ansiedade do final de ano?

27 de dezembro de 2023 (Bibliomed). Neste período do ano é comum que a ansiedade aumente, seja pelas metas não cumpridas ao longo do ano ou pela expectativa do ano que se iniciará. Segundo um estudo da Universidade de São Paulo (USP), casos de depressão e ansiedade aumentam em cerca de 15% no final do ano. Um segundo estudo, realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apontou que sintomas como ansiedade e irritação podem acometer até 20% dos brasileiros no período de festas.

Segundo especialistas, as reflexões que o período de final de ano propõe podem despertar gatilhos que causam desconforto, especialmente em pessoas que não sabem lidar com frustações. A partir disso, surgem sintomas domo insônia, tristeza, fadiga, dores musculares e de cabeça.

Mas, o que se pode fazer para amenizar esses sintomas?

Primeiro é preciso identificar os gatilhos que provocam sobrecarga emocional e tentar evitá-los. Manter-se distraído com atividades que proporcionem prazer, como leitura ou atividades físicas podem ajudar a manter a mente mais tranquila.

Estar na companhia de pessoas que você gosta aumenta a sensação de bem estar, bem como praticar a solidariedade, seja através do trabalho voluntário ou de doações. Por fim, manter uma boa alimentação, não exagerar na bebida e tomar uma dose extra de vitamina B6, que é fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso central.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários