Notícias de saúde

Ganho de peso modesto também pode prejudicar vasos sanguíneos, diz estudo

align="justify">16 de agosto de 2010 (Bibliomed). Pessoas que começam a ganhar uma barriguinha - mesmo que seja apenas com pouco ganho de peso - podem estar prejudicando a função das células de revestimento dos vasos sanguíneos, aumentando os riscos de ter pressão alta e outros problemas cardiovasculares, segundo estudo publicado nesta semana no Journal of the American College of Cardiology. De acordo com os especialistas, essas células, chamadas endoteliais, controlam a capacidade dos vasos contraírem e dilatarem, o que afeta o fluxo sanguíneo.

“Há algo sobre a gordura depositada na barriga que a torna potencialmente perigosa para a saúde, porque problemas na função endotelial têm sido associados ao aumento do risco de hipertensão e doença dos vasos sanguíneos”, explicou o pesquisador Virend K. Somers, da Clínica Mayo, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores selecionaram 43 adultos que, inicialmente, tinham peso normal, para, em oito semanas, ganhar 4 kg ou manter o peso. E as análises mostraram que aqueles que engordaram tiveram uma redução na capacidade de dilatação da artéria braquial (localizada no braço), principalmente quando havia acúmulo de gordura na região abdominal. Entretanto, quando esses participantes conseguiam perder o peso adquirido, a capacidade de a artéria dilatar praticamente voltava ao normal.

De acordo com os pesquisadores, os resultados são importantes, porque as pessoas tendem a ignorar pequenos ganhos de peso. “São apenas 4,5 kg, e não é muito, mas mesmo essa quantidade modesta de ganho de peso tem efeitos potencialmente prejudiciais para os vasos sanguíneos”, destacou o especialista. E o cientista Gregg C. Fonarow, da Universidade da Califórnia, acrescenta que “o aumento da gordura tem sido associado à doença cardiovascular prematura e à disfunção endotelial”.

Fonte: Journal of the American College of Cardiology. Edição prévia de 17 de agosto de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários