Notícias de saúde

Normas de exposição a ruídos em momentos de lazer são necessárias

26 de julho de 2010 (Bibliomed). Um estudo realizado na Holanda e publicado no periódico American Journal of Public Health de junho de 2010, investigou a relação entre perdas auditivas permanentes e o hábito de escutar música alta pelos adolescentes.

No estudo, 1.512 adolescentes (12-19 anos) responderam a questionários sobre seu hábito de ouvir música e se já apresentaram sintomas relacionados à audição depois de terem ouvido música em alto volume. Também foram usados dados de níveis médios de som de mp3 players, boates e shows, para estimar a exposição a ruídos.

Cerca de metade dos adolescentes ultrapassaram as normas de segurança para a exposição ao ruído ocupacional. Um terço dos pesquisados ultrapassava as normas ao escutar mp3 players. Os sintomas auditivos que ocorreram após o uso de mp3 players ou ida a uma boate foram associados à exposição à música em alto volume.

O estudo concluiu que os adolescentes frequentemente ultrapassam as atuais normas de segurança ocupacional de exposição ao ruído, o que destaca a necessidade de normas específicas de segurança para exposição ao ruído em momentos de lazer.

Fonte: American Journal of Public Health, Volume 100, Number 6, 2010, Pages 1095-1100.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários