Notícias de saúde

Acupuntura pode amenizar medo do dentista, sugere estudo

30 de março de 2010 (Bibliomed). Para aquelas pessoas que têm pavor de sentar na cadeira do dentista, pode haver uma esperança de realizar um tratamento dentário sem estresse. A aplicação das agulhas de acupuntura em dois pontos estratégicos sobre a cabeça pode reduzir os níveis de ansiedade em pacientes muito nervosos, segundo estudo recentemente publicado na revista Acupuncture in Medicine.

Avaliando 16 mulheres e quatro homens ansiosos, submetidos à acupuntura durante oito diferentes práticas odontológicas, os pesquisadores notaram que “as agulhas induzem o relaxamento e reduz o medo que paralisa algumas pessoas que enfrentam tratamentos dentais”. A análise dos escores de ansiedade mostrou que o índice caía de 26,5 para 11,5 cinco minutos após a aplicação de agulhas de acupuntura em dois pontos específicos da cabeça. E a terapia funcionou tão bem que todos os participantes conseguiram seguir o tratamento odontológico até o fim.

De acordo com os autores, as descobertas são importantes porque cerca de 5% dos pacientes nos Estados Unidos e na Europa apresentam ansiedade dentária grave - também conhecida como odontofobia -, e de 20% a 30% têm ansiedade moderada. Ultimamente, diversas técnicas têm sido utilizadas para ajudar os pacientes a superarem esse medo e conseguirem se submeter a um tratamento odontológico, como terapia de relaxamento e hipnose, mas essas técnicas requerem muito tempo e habilidades psicoterapêuticas específicas.

Baseados nos resultados, os autores concluíram que a acupuntura “antes do tratamento odontológico tem um efeito benéfico sobre os níveis de ansiedade em pacientes com ansiedade dentária, e pode oferecer um simples e barato método de tratamento”. Porém eles destacam que os resultados precisam ser confirmados em estudos com amostras maiores.

Fonte: Acupuncture in Medicine. 30 de março de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários