Notícias de saúde

Piercing de Língua Pode Causar Infecção Mortal

NOVA ORLEANS (Reuters Health) - Além de aumentar as chances de a pessoa lascar um dente, o piercing de língua pode levar a infecções desagradáveis, capazes até mesmo de apresentar risco à vida, afirmou um pesquisador durante o encontro anual da Sociedade de Doenças Infecciosas da América.

Para evitar infecções, o especialista alertou que piercings de língua precisam de cuidados higiênicos especiais.

James D. Richardson, da Escola de Medicina da Universidade Indiana, em Indianápolis, descreveu na sexta-feira "dois casos em que ocorreram complicações graves em pessoas que tiveram piercings de língua colocados e não os removeram quando havia sinais de infecção local".

"Elas desenvolveram infecções secundárias que eram graves e apresentavam risco de vida. Uma mulher desenvolveu uma infecção cardíaca e outra desenvolveu um abcesso na mama, pois ela deixou o piercing de língua depois que ele ficou sensível e doloroso", disse Richardson à Reuters Health.

O primeiro caso envolveu uma garçonete de 29 anos que fez uma visita ao hospital uma semana após ter colocado o piercing de língua. Ela relatou sentir dor na língua e no peito e, quando os médicos a examinaram, eles detectaram um fluído anormal ao redor de seu coração. O fluído foi drenado e descobriu-se que estava infectado com uma bactéria que pode causar meningite.

No segundo caso, uma mulher de 22 anos foi ao médico um ano após colocar piercings no mamilo e na língua. Esta paciente desenvolveu um abcesso no peito que precisou ser drenado e tratado com antibióticos.

Segundo Richardson, após o tratamento, ela retirou a peça do mamilo, mas manteve a da língua. Três meses depois, ela estava de volta ao médico com uma recorrência do seu abcesso no peito.

"Inicialmente, com o piercing de língua, se a infecção se desenvolve, pode ocorrer inchaço, dor e sensibilidade na língua e pode haver dor e sensibilidade no pescoço", afirmou o pesquisador.

"Se a infecção persistir localmente, a peça deve ser removida. Se ela for mantida, o corpo estranho continua no local e pode se tornar um ponto para outras infecções", explicou Richardson.

"Acredito que a lição é -- especialmente para piercings de língua -- que as pessoas devem tratá-los com muito cuidado. Muitos lugares (que colocam piercings na língua) recomendam lavar a boca com peróxido de hidrogênio e água várias vezes ao dia. Isso irá diminuir a quantidade de bactérias na boca e a chance de pegar uma infecção", destacou Richardson.

"A outra mensagem é, se o piercing de língua continua sensível após dois ou três dias de colocação e a língua está inchada, você precisa pensar em procurar um médico para tratamento de uma infecção local ou remoção do piercing de língua até que a infecção possa ser removida", disse o pesquisador.

"Na maioria das vezes, o piercing de língua será um corpo estranho e você não pode tratar a infecção enquanto ele estiver no local", explicou Richardson.

Ele acrescentou que "quando as pessoas cuidarem de seus piercings e observarem sinais de infecções graves -- inchaço excessivo, vermelhidão, dor crescente -- e buscarem por cuidado médico se tiverem problemas, muitas que sentem essas coisas...não sofrerão complicações graves".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários