Notícias de saúde

Piercing na língua pode ter provocado abscesso cerebral

Belo Horizonte, 27 de Novembro de 2001 (Bibliomed). Uma jovem de 22 anos teria desenvolvido um abcesso no cérebro devido à colocação inadequada de um piercing na língua. Os médicos norte-americanos, Elizabeth Cooney e Richard Martinello, da Escola de Medicina da Universidade de Yale, em New Haven, atenderam a paciente quatro semanas após a colocação do adereço.

A paciente começou a apresentar dores e inchaço da língua dois dias após a colocação do piercing e foi submetida à drenagem de pus ao redor do objeto. Na quarta semana, sentiu dores de cabeça, febre, náusea, vômitos, tonturas e desequilíbrio ao andar.

Um exame de imagem de ressonância magnética revelou um abscesso no cérebro. A adolescente foi submetida à cirurgia para drenar o abcesso.

Os médicos solicitaram a análise do fluido drenado e descobriram a contaminação pela bactéria Streptococcus viridans e outros agentes patológicos presentes normalmente na boca. O caso é raro, não há outro relato na literatura, mas merece a atenção de profissionais de saúde, autoridades sanitárias e dos usuários desse tipo de adereço.

No Brasil, não há controle rigoroso sobre o uso e colocação de piercings. A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou, em outubro, o Projeto de Lei 1.395/99, que regulamenta o licenciamento e o funcionamento de ateliês que fazem colocação de piercings (brincos, argolas e similares com perfuração da epiderme).

O projeto de lei, do deputado federal Bispo Rodrigues (PL-RJ), condiciona o desenvolvimento dessas atividades ao licenciamento prévio junto aos órgãos de vigilância sanitária, que têm também a obrigação de fiscalizar o trabalho dos estabelecimentos e dos artesãos.

Segundo o texto, também há necessidade de autorização prévia dos pais ou responsáveis para a realização desses serviços em menores de 18 anos. O texto deve ser ainda avaliado pelas Comissão de Constituição e Justiça e de Redação da Câmara.

Copyright © 2001 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários