Notícias de saúde

Estudo indica que reposição hormonal pode reduzir os riscos de morte

03 de novembro de 2009 (Bibliomed). A terapia de reposição hormonal – utilizada para tratar a deficiência do hormônio estrógeno na menopausa – pode reduzir a mortalidade total de mulheres na pós-menopausa, segundo estudo publicado na edição de novembro do American Journal of Medicine. Apesar de um grande estudo publicado em 2002 ter indicado maior risco de alguns problemas de saúde para as mulheres em reposição hormonal – o que suscitou o debate sobre os riscos e benefícios da terapia –, uma recente revisão de estudos mostrou que esse tratamento pode reduzir a mortalidade total e aumentar a longevidade de mulheres mais jovens pós-menopausa (com cerca de 55 anos de idade).

Analisando os resultados de 19 pesquisas, incluindo dados de 16 mil mulheres mais novas na pós-menopausa, os especialistas concluíram que "as evidências disponíveis indicam que a terapia hormonal para mulheres mais jovens na pós-menopausa aumenta os riscos de câncer de mama e embolia pulmonar e reduz os riscos de eventos cardiovasculares, câncer de cólon e fratura na bacia". E, segundo os pesquisadores, o benefício encontrado para a mortalidade total das mulheres que faziam a terapia advinha do fato de que a redução das mortes por doença coronariana cardíaca, fratura e câncer de cólon "venceria" o aumento das mortes por câncer de mama, derrame e embolia.

Além da redução da mortalidade total, as análises mostraram que a reposição hormonal para essas mulheres traria melhoras nas medidas de qualidade de vida pelo menos nos primeiros anos de tratamento. Porém, os autores destacam que esses resultados devem ser interpretados "à luz dos potenciais benefícios e riscos da terapia hormonal". E isso deve ser considerado no momento de recomendar a reposição hormonal para qualquer paciente.

Fonte: EurekAlert. Public release. 28 de outubro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários