Notícias de saúde

Rinite é comum, mas pouco reconhecida e tratada em crianças com asma, indica pesquisa

16 de setembro de 2009 (Bibliomed). A rinite alérgica é comum em crianças com asma, mas é frequentemente não reconhecida ou não tratada, segundo pesquisa holandesa apresentada esta semana no Congresso Anual da Sociedade Respiratória Europeia. De acordo com os autores, há poucas evidências sobre a prevalência de rinite alérgica na asma infantil, com uma estimativa de 60% a 80%.

Os pesquisadores avaliaram 200 crianças com idades entre cinco e 19 anos, que consultavam em uma clínica para o acompanhamento da asma. Com a aplicação de questionários, os especialistas observaram que 74% das crianças asmáticas haviam apresentado sintomas de rinite no período de um ano anterior à pesquisa, principalmente entre maio e julho (primavera e verão no hemisfério norte). Os pais de 72 dessas crianças avaliadas não reconheceram os sintomas, e pensaram que seu filho estava com "febre de feno" (do inglês hay fever), enquanto 94 crianças receberam tratamento para rinite alérgica.

Em análises mais aprofundadas, os especialistas notaram que crianças com rinite alérgica tinham, significativamente, maior escore no questionário de controle da asma – indicando sintomas mais graves da doença respiratória – do que as outras. E aquelas que apresentavam queixas de rinite tinham maior fração exalada do óxido nítrico e maior IgE sérico, indicando inflamação.

Baseados nos resultados, os pesquisadores destacam que, apesar de a rinite ser comum nas crianças asmáticas, ela é pouco reconhecida e tratada. "Pelo fato de o controle da asma ser pior em crianças com asma associada à rinite, esforços devem ser feitos para melhorar o reconhecimento e o tratamento da rinite alérgica em criança com asma", concluíram.

Fonte: 19th Annual Congress of the European Respiratory Society. Abstract 4215. Apresentação oral em 15 de setembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários