Notícias de saúde

Estado australiano recomenda consumo de café para os médicos combaterem a fadiga

09 de setembro de 2009 (Bibliomed). Os médicos australianos que se sentem cansados estão sendo aconselhados a tomar até seis xícaras de café por dia para se manter alerta durante um turno estendido. Um documento sobre controle da fadiga divulgado por autoridades de saúde do Estado de Queensland, na Austrália, recomenda que os médicos ingiram 400 miligramas de cafeína após alerta de que um paciente está morrendo.

Algumas especialistas, porém, desaprovam a recomendação. "Para a administração, dizer apenas ‘vá e tome uma xícara de café e supere o cansaço’, desvaloriza toda a questão", destacou o especialista Steven Hambleton, presidente da Associação Médica Australiana. "Estamos falando de questões sérias aqui, e isso não é uma sugestão séria de forma alguma".

As recomendações acompanham o alerta recente de um sindicato médico do Estado australiano de que pacientes de hospitais públicos estariam morrendo porque médicos exaustos estão sendo forçados a trabalhar até 80 horas sem parar. E essas questões pressionam o Governo Federal a tomar o controle dos sistemas de hospitais públicos do país, que são geridos pelos estados.

Defendendo o uso de cafeína pelos médicos, o documento do departamento médico argumenta que, comparada a outras drogas psicoativas e estimulantes, a cafeína é mais prontamente disponível e mais barata. Por outro lado, os sindicatos médicos se contrapõem à medida, considerando que essa não seria uma forma eficaz de lidar com a fadiga e a falta de médicos nos hospitais públicos. A autoridade de Saúde de Queensland, Paul Lucas, por sua vez, destaca que estão previstos, para os próximos dois anos, o treinamento de mais médicos e a redução das jornadas de trabalho, mas nada muito imediato.

Fonte: ReutersHealth. 08 de setembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários