Notícias de saúde

Consumo de fibras ativa mecanismos celulares de combate ao câncer, diz estudo

17 de abril de 2009 (Bibliomed). O consumo de fibras pode ativar duas ações moleculares que podem repelir o câncer, segundo pesquisa do Medical College of Georgia, nos Estados Unidos. Diversos estudos indicam esses benefícios das fibras, principalmente contra o câncer de cólon, mas pouco se sabe sobre os mecanismos dessa proteção.

Os cientistas descobriram que bactérias intestinais específicas produzem, como resultado da ingestão de fibras, uma substância chamada butirato, metabólito que ativa receptores celulares – GPR109A – que provocam a morte das células e acabam com uma proteína causadora de inflamação.

No estudo, 15 entre 18 pacientes com câncer de cólon avaliados tinham esses receptores celulares inativos. E, segundo os especialistas, a ativação desses receptores, como a que ocorre com a ação das bactérias “comedoras de fibras”, poderia ajudar no combate da doença.

Além desse processo recentemente identificado, os pesquisadores destacam que o butirato ativaria outro mecanismo de combate ao câncer. Em pesquisa realizada em 2004, os cientistas identificaram, no câncer, a inatividade do gene SLC5A8, que transporta o butirato dentro das células, onde ele inibe a enzima HDAC – chave para o crescimento descontrolado das células do câncer.

“Se você bloquear o HDAC, você pode matar as células de câncer”, explicaram os autores. “Infelizmente, assim como o recentemente descoberto receptor GPR109A, o câncer também silencia o transportador de butirato SLC5A8”, acrescentou o líder do estudo, pesquisador Vadivel Ganapathy. Porém, esses estudos trazem esperanças no desenvolvimento de novas abordagens com foco nesses mecanismos para o combate ao câncer.

Fonte: Cancer Research. 01 de abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários