Notícias de saúde

Uso do transporte público aumenta prática de atividade física, diz estudo

14 de abril de 2009 (Bibliomed). Um estudo canadense publicado recentemente no Journal of Public Health Policy indica que usuários do transporte público são três vezes mais propensos a estarem em forma e, consequentemente, têm menos necessidade de frequentar uma academia de ginástica. De acordo com os autores, essas pessoas têm mais chances de cumprir os 30 minutos diários de atividade física moderada, recomendados pela Fundação do Coração e Derrame do Canadá.

Avaliando mais de quatro mil pessoas, os pesquisadores concluíram que as pessoas que usavam mais seus carros tinham menos chances de cumprir as recomendações para atividades físicas, pois caminhavam menos. Na análise com regressão logística multinomial, o uso de transportes públicos foi associado de duas a quatro vezes mais chances de cumprir o nível recomendado de atividades físicas.

“A ideia de que é preciso ir para a academia para cumprir nossa dose diária de exercício é uma má interpretação”, disse o pesquisador Frank Lawrence, da Universidade de British Columbia. “Essas caminhadas curtas ao longo do dia são historicamente a forma de conseguirmos realizar nossas atividades. Infelizmente, temos tirado essa atividade da nossa vida diária”, completou.

De acordo com os autores do estudo, a promoção de políticas para incentivar o uso do transporte público no país – como a ampliação dos passes patrocinados pelo empregador ou tarifas com desconto, além da melhoria dos serviços de transporte público – poderiam favorecer um estilo de vida mais ativo.

Fonte: Journal of Public Health Policy. Abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários